O que é um aparelho ortodôntico?

Qual a idade ideal para levar meu filho ao ortodontista?
7 de March de 2016
Quais as razões pelas quais o Dentista pede uma Radiografia?
9 de March de 2016
Mostrar tudo

O que é um aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é um dispositivo utilizado pelo ortodontista com a finalidade de realizar movimentações e correções nas arcadas dentárias superior e inferior. Este aparelho pode ser fixo ou removível e pode ser feito de diversos materiais desde acrílicos, metálicos e até de material cerâmico. A apresentação mais comum conhecida pela maioria das pessoas a respeito de um aparelho ortodôntico são pequenas peças metálicas coladas na frente dos dentes com um arco e borrachinhas geralmente coloridas.

Por que usar um aparelho ortodôntico?

Existem dois grandes motivos que levam as pessoas a procurarem um tratamento ortodôntico. O primeiro e principal motivo é a estética. Você pode se sentir incomodado com seu posicionamento dentário e com a harmonia de seu sorriso. Problemas estéticos podem levar a colocação do aparelho que através do tratamento de correção dentária você possa desfrutar dos benefícios que dentes bem posicionados podem lhe oferecer como autoconfiança para estar em ambientes sociais ou falar em público e até mesmo segurança para se alimentar melhor.

Outro grande motivo é justamente a razão funcional que leva pessoas com dificuldades de higienizar os dentes devido a presença de apinhamentos dentários, casos em que existem diastemas, que são espaços entre os dentes, também podem trazer algum desconforto durante a alimentação com a impactação de alimentos entre os dentes e até mesmo situações que o paciente possui problemas na articulação temporomandibular (ATM) que em muitos casos são de origem dentária principalmente associadas ao posicionamento inadequado dos dentes.

O tratamento ortodôntico funciona para pessoas que possuem condições fisiológicos adequadas para serem submetidas, ou seja, desde crianças em fase de dentição mista, passando por adolescentes e até adultos podem desfrutar dos benefícios que o tratamento ortodôntico é capaz de proporcionar.

Fonte: RMAOdontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *