Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática está indicada para pessoas a partir dos 17 anos, momento em que o crescimento dos ossos faciais já está no final. Caso haja dúvida, o cirurgião pode solicitar exames específicos para avaliação da idade óssea antes da cirurgia.

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hioide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos dos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis, entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer (os traumas severos), até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas.

A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.

As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam mais cuidados. São elas:
• Cirurgias ortognáticas
• Fraturas faciais
• Cirurgias de grandes tumores
• Cirurgias para Articulação Temporomandibular (ATM)

Cirurgia Ortognática